quarta-feira, 18 de maio de 2011

Acidente com voo 447: documentário inédito no Discovery Channel


O acidente com o voo 447 da Air France ocasionou a morte de 228 pessoas, 59 delas brasileiras. O Airbus A-330 que partiu do Rio de Janeiro, em 31 de maio de 2009, rumo a Paris, nunca chegou a seu destino e, mesmo passados quase dois anos do desaparecimento da aeronave em meio à madrugada, esse continua sendo um dos maiores mistérios da aviação moderna.


Na quarta-feira, 25 de maio, às 21h, o Discovery Channel apresenta BRASIL - FRANÇA: O MISTÉRIO DO VOO 447, documentário que se propõe a analisar as possíveis causas do acidente por meio de experimentos e simulações realizadas por uma junta independente de peritos. A produção se utiliza de computação gráfica e reconstituições para ilustrar o que pode ter ocorrido à aeronave e recriar momentos críticos na cabine de comando durante o último voo do Airbus A-330.

A equipe internacional de peritos consultada pelo documentário é formada pelo inglês Tony Cable, investigador sênior do acidente com o Concorde, em Paris, há quase 11 anos, e do atentado de Lockerbie, Escócia, em 1988. Além dele, também integram a junta o meteorologista John Williams, do Centro Americano de Pesquisas Atmosféricas; o ex-investigador de segurança aérea Greg Feith, além dos experientes pilotos John Cox, Martin Aldrer and Paul Comtois.

Juntos, eles irão depurar as primeiras evidências sobre as causas do acidente, as versões que delas derivam e as perguntas que ainda estão em aberto e cujas respostas podem ajudar a evitar casos semelhantes: como um avião transportando quase 250 pessoas pôde simplesmente desaparecer, na era do radar e da vigilância total? Qual é o controle que um piloto realmente tem sobre sua aeronave? Como substituir as caixas-pretas por uma outra tecnologia de registro menos vulnerável?

Naquela noite, os passageiros de 32 diferentes nacionalidades que embarcaram no voo 447 da Air France estavam preparados para uma viagem de cerca de 11 horas, que ocorreria sob a responsabilidade do experiente capitão Marc Dubbois. Por volta das 2h do dia 1º de junho, em meio ao trajeto de travessia do oceano Atlântico, a comunicação com as torres de controle já estava perdida.

Cinco dias depois, os primeiros corpos e destroços da aeronave começaram a ser recuperados. Mais recentemente, quase dois anos após o acidente, foram encontradas as caixas-pretas do avião, agora em poder das autoridades francesas que apuram o que de fato ocorreu.

BRASIL - FRANÇA: O MISTÉRIO DO VOO 447 é uma produção da Darlow Smithson Productions para o Discovery Channel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Você Gostou do Programa"Encontro com Fátima Bernardes"?

Sinal Aberto!

Televisão Ao Vivo

Promoção Adidas

NOTICIAS DE ESPORTES

NOTÍCIAS DO CINEMA

NOTICIAS UOL