O SBT apresentou à imprensa na última terça-feira (13) o seu Portal Interativo, que já existe há quase dois anos.
O Portal Interativo funciona de duas maneiros: pelo ar, via sinal de televisão digital, e pela internet. Em ambos os casos, é preciso ter um televisor digital com interatividade. No segundo caso, o televisor tem de ser do tipo conectado, com acesso à internet.
O portal é uma iniciativa corajosa, porque oferece ao telespectador um conteúdo complementar que concorre com o principal produto da emissora, que é a sua programação.
Ao clicar a tecla "i" (de interatividade) no controle remoto do televisor digital interativo, o telespectador abre uma segunda tela. Nessa tela, a programação que está sendo transmitida naquele momento ocupa pouco mais da metade do espaço. O restante é tomado por notícias, informações de trânsito, tempo, temperatura e de programação, vídeos, enquetes e quiz, além de uma loja online (a SBT Store), que ainda não está totalmente em operação (não conclui as vendas).
Em um futuro próximo, quem tiver televisor conectado à internet poderá navegar e publicar nas redes sociais (Twitter e Facebook) enquanto assiste ao SBT.
Segundo Roberto Franco, diretor de rede e assuntos regulatórios do SBT, o Portal Interativo foi criado para o telespectador que quer "tudo-aqui-agora". Franco cita uma pesquisa da Deloitte que mostra que 37% dos telespectadores fazem uma segunda atividade enquanto vêem televisão, desde a leitura de um jornal ou revista até a publicação de um comentário no Twitter.
"Isso explica porquê o crescimento das novas mídias não reduziu o consumo de televisão", afirma o executivo. "A TV continua sendo um dos conteúdos mais consumidos pelos brasileiros: 85% dos brasileiros vêem TV diariamente", exemplifica Franco.
Para Franco, o Portal Interativo não irá tirar audiência do SBT. Vai, ao contrário, oferecer ao telespectador "uma experiência integrada". "Com o portal, o telespectador assiste a seu programa favorito enquanto se informa das últimas notícias. Quando houver alguma coisa na programação do SBT que o atrair, ele fixará sua atenção apenas nesse programa", acredita.
O portal foi redesenhado há dois meses com base em uma pesquisa feita pelo próprio SBT. Essa pesquisa revelou o perfil do telespectador moderno. A televisão é a principal fonte de informação desse telespectador, que quer informações adicionais, como últimas notícias, tempo e trânsito.
"Ficou claro na pesquisa que as pessoas querem fazer tudo-aqui-agora. A dona de casa de hoje navega na internet enquanto conversa com a família e escuta música", diz Franco.
O Portal Interativo está disponível apenas para São Paulo. No futuro, ganhará versões locais, a cargo das afiliadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário